quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Formas de Luta

O presidente do PP de Arcos de Valdevez vai entrar em greve de fome até que o Ministro da Saúde recue na decisão de fechar o serviço de urgência do centro de saúde do concelho.

Os estudantes do ensino Secundário fazem hoje uma concentração frente ao Ministério da Educação, em Lisboa para protestar contra os exames nacionais, as aulas de substituição e a limitação de vagas no Ensino Superior.

Notam a diferença entre formas de luta?

Os estudantes (e eu agora podia dizer qualquer coisa como "eu lembro-me como era", mas seria completamente hipócrita) resolvem lutar pelo que consideram ser o seu direito (e quiçá lutar pelo futuro do ensino e da própria nação - quem sabe o que passa pela cabeça dos jovens?) concentrando-se em Lisboa para uma típica manif. E nós os "adultos" podemos imaginar a cerveja, droga, sexo e outras imoralidades que nós abominamos e que sabemos que vão acontecer (porque era o que nós faziamos, ora essa!) ao abrigo desta manif.

O presidente do PP de AV vai deixar de comer até que Correia dos Campos (ou Sócrates, ou Satanás, ou o Zézé Camarinha, ou qualquer outra pessoa que possa) pare esta remodelação do sistema de urgências e deixe lá estar a sua urgência descansadinha. E parece que não vai cometer imoralidades nesse período (mas que sei eu? nunca fiz uma greve de fome).

Estive a ler estas duas notícias... E parece-me (a mim, que não sou nem estudante do ES - Ensino secundário, oh mentes retorcidas - nem autarca do PP em AV) que os estudantes até podem estar a ser um bocadinho mais altruístas. Um bocadinho. Pelo menos parecem estar a lutar por coisas gerais. E até podem ter menos razão, mas até todos os autarcas do país se juntarem numa manif e marcharem em Lisboa com três dias de jejum em cima, eu voto nos estudantes.

Sem comentários: