sexta-feira, 2 de março de 2007

Nova legislação sobre o Tabaco

E ai está a nova legislação sobre o tabaco.
A nova lei "proíbe o fumo em restaurantes, bares e discotecas com menos de cem metros quadrados e dá a possibilidade aos estabelecimentos com uma área superior de criar salas de fumo, desde que não ultrapassem 30% do total." (in DN)

Só falta ser aprovada na Assembleia, visto o Conselho de ministros já o ter feito.
Depois disso vai haver um período de habituação (ou seja, em que a lei pode não ser cumprida) de um ano para os estabelecimentos afectados (90% deles). Ou seja, em cada 10 restaurantes que conhecem, só vai ser permitir fumar em 1 deles, e mesmo nesse, terá que ser em zonas reservadas para o efeito e somente se o proprietário as criar.

Pessoalmente acho bem, nunca gostei de estar a comer com o tipo atrás de mim a fumar. Não que me encomode exageradamente, mas não há necessidade. Afinal de contas é uma coisa que me prejudica. A mim e ao meu filho. E não venham com as tangas de que o fumo vai para cima, ou para a esquerda ou para a 5ªdimensão. Vai para os pulmões de quem não o quer lá.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu já deixei de fumar vai fazer 1 ano e 4 meses. Acho que quando se deixa assim qualquer coisa conta-se orgulhosamente o tempo. Mas o pior disto tudo é que me tornei uma ex fumadora terrivelmente chata, detesto locais com fumo e não suporte o fumo dos outros. Fico contente, ainda que não seja para um futuro breve, nem será coisa a médio prazo, de poder vir a tirar partido dos locais públicos sem me exaspere com a fumarada. Parece egoísmo, mas egotista era à 1 ano e 4 meses atrás.

absorbent disse...

acho q é razao para te sentires orgulhosa, eu pessoalmente tb me sinto um bocado orgulhoso quando digo q nao fumo. é certo q nao passei pelo habito, mas...