segunda-feira, 26 de março de 2007

Grande Tuga

Ontem disse que ia ver a "final" dos Grandes Portugueses.
E lá me sentei eu no sofá com a cati, depois do Mica estar a dormir (coitado, ninguém o avisou que tinha mudado a hora), umas fatias de bolo de maçã (eu dou a receita se quiserem) e uma pachorra preparadíssima.
Ainda tive tempo de me rir um bocado com a Odete (é catita), com o Portas (não é catita) e com a Ana (não percebi, mas tinha piada - se calhar porque já estava a adormecer).
E depois adormeci. E quando acordei, aquilo ainda não tinha acabado... Peguei na cati (que adormeceu antes de mim e fui para a cama).
Chego hoje ao trabalhinho e toca de ir online à procura de quem ganhou... foi difícil, não está na primeira página de nenhum diário assim de renome :)
Teriam vergonha? Fiquei logo apreensivo... E foi isso mesmo, lá ganhou o Toni.
Eu sou um "filho da revolução" (ou seja, os meus pais só me fizeram depois do 25 de Abril), e se calhar é por isso que eu não percebo isto.
Não percebo sequer porque é que ele ali estava nos 10 primeiros. Mas ganhou. E ganhou em votos pagantes: houve gente que gastou dinheiro para dizer que este sr. é o maior português de sempre.
E depois li isto:"A RTP recebeu mais de 160 mil votos, dos quais cerca de 40 por centro foram para Salazar, 19 por cento para Cunhal e 13 para Aristides de Sousa Mendes." e lembrei-me!
Lembrei-me porque é que não votei também. Porque é só um programa de televisão. E no fundo, no fundo, não quer dizer absolutamente nada. É giro ver a discrepância entre os resultados telefónicos e os resultados dos inquéritos pessoais (ganha D.Afonso Henriques com 20%).
Houve movimentos para eleger Salazar. Conseguiram.
Houve também movimentos para eleger Cunhal. Falharam.
Cá para mim há gente (160 mil - mesmo assim são quase meio por cento da nossa população) com muito tempo nas mãos. Sugiro uma boa ocupação.
E com isto aprendemos uma coisa sobre o nosso país. Não aprendemos quem o país acha que é o maior português de sempre, mas aprendemos mais uma vez que tipo de pessoas vota nestes programas.

9 comentários:

Ana disse...

Se o maior português é um homem que já morreu estamos sem salvação... Enfim, este assunto dava pano para mangas e terá sido isto uma votação de protesto contra o governo que temos, que nos limpa bolsos e nos tira dinheiro das carteiras descaradamente?!

Deu para adormecer, para rir com a Sr. Dona Odete e com um possível "smint" que lhe insistia em saltar da boca e com uma senhora que atrás da Odetezinha aplicava um pouco de blush Channel olhando para o espelhinho, retocando a maquilhagem. Isto sim, são os verdadeiros portugueses e são dignos de irem a voto! Ou não?! :)

Beijocas

Catioska disse...

Eu diria que quem mais limpou bolsos foi exactamente essa personagem bolorenta... essa sua característica ficou inclusive para a história, sob o nome dado a um utensilio de cozinha que serve exactamente para limpar sem deixar rasto.
Limpou também, com certeza, algumas memórias, pois não acredito que todos os votantes o tenham sido por missão - alguns haverá que, genuinamente, consideram a inominável criatura um grande português.

Anónimo disse...

considero uma burrice aguda o tempo k voces perderam com esse programa!!
devem considerar que foi apenas um programa "fachada" assim como mtos outros .....


o maior portugues sou eu , és tu , é akele .....somos todos nós k diariamente lutamos para nos manter vivos -----ponto .

marta cs disse...

Querendo mesmo ofender... cambada de atrasados mentais, pá! Isto são factos simples e incontornáveis: Salazar foi fascista, déspota, ditador, cruel.

Olá, absorbent, sítio giro :)

Turf-Qil disse...

Eu acho que estariamos sem salvação se o maior homem português estivesse vivo. Pessoalmente espero que ainda não tenha nascido. De qualquer forma, as pessoas costumam ter que morrer para serem consideradas grandes.

Quanto ao resultado, a justificação mais provável é de facto a do voto de protesto contra a situação actual. No entanto também me ocorre uma justificação adicional: A partir do momento que que se lançou a ideia do voto útil no Cunhal, de modo a evitar o que não se conseguiu evitar, quantas pessoas terão em reacção votado no Salazar para que o Cunhal não vencesse?

boedromion disse...

Quase nem percebia do que vocês escreviam para aqui, é que eu quase não vejo televisão De qualquer forma passei-me da marmita sobre o mesmo assunto há uma semanas atrás, passo a publicidade ao meu blog aqui fica
http://boedromion.blogspot.com/2007/03/aquilo-j-me-andava-borbulhar-mas-hoje-o.html

absorbent disse...

ana,
realmente na bancada é q estavam representados todos os portugueses. havia de tudo, desde os jcp às tiazorras, passando pelas barbies e pelos cadáveres falantes. só nao vi foi um tipo com fato de treino e t-shirt do benfica :)

absorbent disse...

ola marta, bem-vinda :)
quanto ao facto do salazar ser isso, tb acredito q sim, mas a maior parte daqueles 10 tb tinha pelo menos um desses "defeitos", nao achas? :)

absorbent disse...

turf-quil,
eu tb acho q foi isso, uma juncao do voto de rotesto com o voto em grupo... de qq forma acho isto muito irrelevante