quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Formas de Luta

O presidente do PP de Arcos de Valdevez vai entrar em greve de fome até que o Ministro da Saúde recue na decisão de fechar o serviço de urgência do centro de saúde do concelho.

Os estudantes do ensino Secundário fazem hoje uma concentração frente ao Ministério da Educação, em Lisboa para protestar contra os exames nacionais, as aulas de substituição e a limitação de vagas no Ensino Superior.

Notam a diferença entre formas de luta?

Os estudantes (e eu agora podia dizer qualquer coisa como "eu lembro-me como era", mas seria completamente hipócrita) resolvem lutar pelo que consideram ser o seu direito (e quiçá lutar pelo futuro do ensino e da própria nação - quem sabe o que passa pela cabeça dos jovens?) concentrando-se em Lisboa para uma típica manif. E nós os "adultos" podemos imaginar a cerveja, droga, sexo e outras imoralidades que nós abominamos e que sabemos que vão acontecer (porque era o que nós faziamos, ora essa!) ao abrigo desta manif.

O presidente do PP de AV vai deixar de comer até que Correia dos Campos (ou Sócrates, ou Satanás, ou o Zézé Camarinha, ou qualquer outra pessoa que possa) pare esta remodelação do sistema de urgências e deixe lá estar a sua urgência descansadinha. E parece que não vai cometer imoralidades nesse período (mas que sei eu? nunca fiz uma greve de fome).

Estive a ler estas duas notícias... E parece-me (a mim, que não sou nem estudante do ES - Ensino secundário, oh mentes retorcidas - nem autarca do PP em AV) que os estudantes até podem estar a ser um bocadinho mais altruístas. Um bocadinho. Pelo menos parecem estar a lutar por coisas gerais. E até podem ter menos razão, mas até todos os autarcas do país se juntarem numa manif e marcharem em Lisboa com três dias de jejum em cima, eu voto nos estudantes.

OPAs

Aqui à dias, a direcção da PT lá avançou com uma contra-proposta à OPA da Sonae (mais x.y euros por acção se bla-bla e coisa e tal).
Hoje vem a Sonae contra-contra-propor dando mais 5.1 euros por acção (se bla-bla e coisa e tal).

Eu gosto de pensar que esta gente sabe o que está a fazer.
Que os Pts sabem até onde os Sonaes vão e que podem (ou não) impedi-los de papar a PT.
Que os Sonaes sabem que os Pts não podem (ou podem) impedi-los de os papar.
E que ambos sabem que o outro sabe que sabe e que se sabe.
O que me leva a crer que isto no fundo é um joguinho para subir preços de acções (duh). Da PT e da Sonae. E alguém está a meter ao bolso uns trocos. Uns trocos valentes.

A outra questão aqui é que eu no fundo não percebo muito bem disto de acções. E no fundo, no fundo, tenho este pressentimento de que de alguma maneira sou eu que estou a contribuir para estes trocos. E sinceramente, o espetáculo nem me agrada muito.
Onde está o livro de reclamações?

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Educação Sexual

Descobri hoje que a disciplina de ES (Educação Sexual) está prevista na lei desde 1984.
Eu nessa altura andava na escola. E não tive essa disciplina. Nem me lembro de alguem ter tido isso.

E de acordo com Duarte Vilar, director executivo da Associação para o Planeamento Familiar, "Não sabemos o que está a acontecer nas escolas. Só sabemos que há muitas onde não se passa nada."

Já Daniel Sampaio (presidente do Grupo de Trabalho sobre a Educação Sexual) admite desconhecer quantos estabelecimentos de ensino têm projectos na área da ES: "Ainda não temos dados fiáveis de todas as regiões educativas"

E é assim. Será q quando o Mica for para a escola já há?

O que é uma garrafa?

Uma garrafa não é mais do que um copo com um funil anexado.
E apesar de parecer ridículo, é isso mesmo que é.
Por vezes estamos tão habituados às coisas que nem nos apercebemos de como são geniais. De como muita da simplicidade que observamos ou sentimos derivam do mero facto de que estamos habituados, acomodados a uma situação.

Enfim, humanices...

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

A Vida - Parte II

Tenho vindo aqui várias vezes nestes últimos dias para postar pensamentos, ideias, etc. Tenho vindo aqui para fazer isso, mas não o tenho feito. Abro o browser, vou ao link, faço login, new post... e fico a pensar no que quero escrever. E nestes últimos dias, não escrevi aquilo que queria escrever. E só hoje de manhã me apercebi do porquê dessa situação.

A Vida é uma coisa complicada. Acontecem muitas coisas. E há coisas com as quais não conseguimos lidar facilmente. Há coisas que são extremamente difíceis de absorver. E há coisas que são tão absorvidas que ficam lá a matutar no subconsciente, sempre presentes em todas as nossas acções, em todas as nossas palavras. E é por isso que não tenho escrito aqui. Porque todos os posts que eu podia ter escrito nos últimos dias teriam o mesmo pensamento, a mesma ideia. Seriam diferentes, mas seriam no fundo, no fundo, todos iguais. E todos iguais a uns que já aí estão. E para repetições, já me basta ver os Monstros e Cia. 3x por semana.

Há coisas que não são lógicas na vida. Há imagens e sentimentos que nos perseguem mesmo após idas ao psicólogo, mesmo após anos de introspecção, recalcamentos, reavaliações, mesmo após nos apercebermos de que esse sentimento está lá e de 'lidarmos' com ele, mesmo após passarmos anos à espera dele e ele a não aparecer, mesmo após termos todos os cuidados, após pensarmos em coisas com eles em mente, preparados. Mesmo após isso tudo, eles aparecem sem darmos por eles, e mostram-se. E tudo deixa de ter lógica. E repetimo-nos.

E já me repeti outra vez... :)

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

A Vida

A vida é uma coisa engraçada. E complicada. Cheia de altos e baixos, de perdas e de ganhos, de reencontros e de despedidas finais, de dificuldades e de alegrias.
E nenhum destes pares é exclusivo. Nem mesmo internamente. Podemos estar no topo e em baixo ao mesmo tempo. Podemos reencontrar uma despedida ou ganhar dificilmente.
E podemos por vezes não perceber em que ponto estamos até fecharmos os olhos e tentarmos dormir. E podemos continuar a não perceber mesmo depois de adormecer, ou depois de acordar.
E podemos também estar enganados. Por vezes julgamos que estamos num topo dificil mas alegre, quando afinal estamos simplesmente a reencontrar uma perda. Ou ao contrário. E podemos nem nos aperceber disso... Ou não podemos?

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Sapos

Visto no slashdot.org:

"Between the politicians greed for limitless power and the corporations limitless greed for wealth, the average citizen doesn't stand a chance. Like the frog in the pot of water, they keep raising the temperature and we keep not noticing."

E por vezes os geeks conseguem dizer estas coisas. Vocês não sentem isto mesmo? Que nos foram subindo a temperatura do tacho sem nós darmos por isso? Sejam lá eles quem forem, até a vontade de pular do tacho nos tiraram.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Maxime

Há coisas que vale a pena repetir:

seguimos para intervalo

Vamos lá pessoal? Quem alinha?